Introdução

Como diria o ditado popular:

A curiosidade matou o gato.

Mas bem-aventurado esse gato que fez muita coisa na vida e inclusive errou!

Afinal, errar é humano e todos erramos diariamente, não podemos ter medo de desbravar o desconhecido ou de perguntar aos outros. Quando mais novo, era uma pessoa introvertida e demorei para entender isso…

Esse será um blog com algumas dessas pequenas aventuras sobre o conhecimento.

Objetivo

O principal tema será sobre programação e problemas que achei difícil encontrar informação, principalmente no cotidiano do programador.

Mas alguns devaneios também podem ocorrer, como receitas culinárias ou filosofia e paradigmas da programação.

Minha breve história

Sou graduado em Engenharia Elétrica e comecei a carreira trabalhando na indústria, então muitas vezes trarei assuntos sobre o baixo nível e sistemas embarcados, com sensores, instrumentos, controladores, protocolos de comunicação, sistemas de visão e IHMs.

Hoje faço software para Sistemas Embarcados utilizando principalmente o C++ e Linux, mas já fui administrador de Windows Server e fiz muito website para parentes e amigos, inclusive participei de uma start-up usando o framework Laravel e a linguagem PHP.

No trabalho corporativo estou acostumado a escrever muitos relatórios e usar muito a terceira pessoa, pois me ensinaram que o relatório deve ser impessoal. Tentarei mudar esse estilo de escrita, fazendo algo mais pessoal e divertido.

Motivação

Eu sempre gostei de programar e descobrir tecnologias novas, inclusive, participei muito do StackOverflow e outros fóruns de ajuda mais antigos. Realizo algumas anotações em inglês de problemas interessantes que encontrei no cotidiano, mas nunca formalizei em nenhum lugar essa informação e sempre tive a vontade de escrever um blog.

Na universidade pública que fiz minha graduação, frequentemente reforçavam que estávamos estudando com o dinheiro público, portanto, devemos sempre que puder, devolver um pouco desse conhecimento para a sociedade e agir com ética.

Idioma

A Língua Portuguesa será a principal escolha pelos seguintes motivos:

  1. Devolver à sociedade brasileira um pouco do que ganhei com a educação pública;
  2. Há muito conteúdo de qualidade em inglês e a concorrência é alta;
  3. O meu domínio .com.br possui maior alcance no Brasil;
  4. Ajudar a comunidade lusófona com conteúdo um pouco mais específico.

Por escolher um conteúdo específico o público será reduzido, mas é o público-alvo que desejo.

Conteúdo

Tentarei evitar aqueles conteúdos com receitas de bolos ou chamadas sensacionalistas do tipo:

10 motivos de usar tal tecnologia para melhorar sua carreira!

Quem precisa dessas chamadas clickbait são vendedores de cursos ou influencers que ganham a vida com o conteúdo.

Nem sempre a profundidade do conteúdo será grande, mas prometo que tentarei usar investigações técnicas e evitar alguns achismos.