Por quê?

Em uma resposta do website Server Fault de 2012, “Eu devo parar de usar o ifconfig?”.

A resposta é a seguinte:

O comando /bin/ip já existe há algum tempo. Mas as pessoas continuam usando o comando antigo /sbin/ifconfig. Sejamos claros: o ifconfig não irá desaparecer rapidamente, mas sua versão mais recente, ip, é mais poderosa e eventualmente irá substituí-lo.

A página man do ip pode parecer intimidante no início, mas depois que você se familiarizar com a sintaxe do comando, será uma leitura fácil. Esta página não apresentará os novos recursos do ip. Em vez disso, apresenta uma comparação lado a lado entre ifconfig e ip para obter uma visão geral rápida da sintaxe do comando.

Da mesma forma, os comandos arp, route e netstat também estão obsoletos.

O Iproute2 é uma coleção de utilidades para o controle de rede e tráfego TCP/IP e substitui o ifconfig (antigo net-tools) no Linux.

Opinião

Nessa discussão de parar de usar o comando ifconfig o único motivo de manter o uso é de que é mais simples e curto. Mas eu, pessoalmente, prefiro um método mais completo e que o comando, por mais longo que seja, descreva a sua intenção, para eu conseguir ler o código com fluidez. Sem precisar ficar pesquisando o manual de cada função…

Outro motivo são os sistemas mais modernos, redes de empresas com firewall e afins, o ifconfig é muito útil para testes e configurar manualmente um dispositivo simples. Mas no momento em que são necessários rotas, switches e muitos outros parâmetros, um método mais robusto deve ser utilizado.

Outro motive é que o net-tools não é mais mantido e atualizado, o post ifconfig sucks explica melhor os problemas do ifconfig nos sistemas atuais.

Por que não aprender uma ferramenta completa? No mundo da era da internet e da Indústria 4.0, com certeza você vai se deparar com uma rede mais complexa.

Referência